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terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Franquia x Negócio Independente

Uma franquia é um negócio como outro qualquer, que exige dedicação e perspicácia. Entretanto, algumas diferenças em relação a um negócio aberto de forma independente devem ser levadas em conta.

Primeiramente, do ponto de vista de acesso ao mercado, a franquia é muito melhor do que o negócio próprio, pois já tem uma marca que é conhecida. "Já poupa um trabalho de marketing bastante pesado que é a divulgação. Tem uma vantagem competitiva muito grande", ressalta o coordenador do MBA em Marketing e Gestão de Negócios do Ibmec-RJ, Ruy Quintans.

"Quando eu compro uma franquia, tenho direito a usar uma marca que já tem uma identificação com o consumidor. Quando eu monto um negócio independente, preciso estabelecer um nome próprio. Além disso ser custoso, eu ainda preciso entender se é a melhor marca para o meu negócio", observa o diretor da ABF.

Em relação ao produto ou serviço, quando você abre um negócio independente, ainda há que se ter uma percepção do que será comercializado, sendo que a franquia já tem esse conceito. "Isso tem um lado bom e um lado ruim. O lado ruim é que uma vez tendo uma coisa inovadora, infelizmente não vai poder colocá-la no negócio", lembra Quintans.

Para Friedheim, o grande sucesso do franchising é que o produto traz uma marca associada. Além da marca, tem também um know-how operacional por trás muito interessante e um produto ou serviço que já foi testado e comprovado. "O preconceito do novo é sempre um problema", diz.

"A franquia é um negócio testado, que já tem o caminho das pedras. A marca já tem um reconhecimento e isso ajuda bastante", opina o consultor de Marketing do Sebrae-SP, José Carmo Vieira de Oliveira.

Segundo dados do Sebrae, no Brasil, em um período de cinco anos, 80% dos negócios que são abertos de forma independente fecham. Em se tratando de franquias, esse número cai para 15%. Isso significa que na franquia o risco é bastante diminuído, pelo fato de o negócio já ser conhecido. Não podemos esquecer dos ganhos de escala junto a fornecedores e em propaganda, por exemplo, que a franquia proporciona por pertencer a uma rede.

Vale lembrar que investir em uma marca já consolidada custa mais caro do que abrir um negócio próprio. O franqueado tem de pagar pelos investimentos feitos pelo dono da franquia na consolidação da marca e na manutenção desse diferencial.

O ponto comercial é outra vantagem. Teoricamente, o franqueador já tem uma noção de localização, já no negócio próprio. Essa escolha vai depender muito mais de critérios próprios do que profissionais. Por outro lado, do ponto de vista de investimento, o negócio independente leva vantagem. "Você pode investir menos em um negócio próprio do que em uma franquia, que tem exigências de construção, de local, do capital de giro. Tem toda uma padronização do negócio, que já é conhecido no mercado e implica em um investimento maior do que você teria, talvez, se tivesse um negócio por conta própria", adverte o professor do Ibmec-RJ.

A falta de flexibilidade também é um problema. "Você não é independente. Tem que seguir à risca aquilo que o franqueador determinou. Não pode inventar", diz Carmo. "Todos esses pontos dependem muito da gestão. O franqueado é peça fundamental nesse processo. Não adianta eu ter marca, bons produtos, se eu não tenho um franqueado atuante, que opere, que esteja presente no dia-a-dia, com a barriga no balcão. Tem que gerir o seu negócio", lembra Friedheim.

2 comentários:

  1. Postagem bem interessante!
    Fraquiar acredito ser bem mais facil de trabalhar pois ja ta tud formatado, testado...,mas acho muit engessado!
    Parabens pela iniciativa!
    Beijo,
    Carla

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  2. Caríssima Carla, em uma estrutura de Franquia tudo é pensado estrategicamente e tudo tem um porque. Se existe de certa forma uma padronização é porque a liberdade de ações por parte do franqueado é um tanto perigoso, a Franqueadora precisa contar com o bom senso de todos o que é muito complicado, porém, se isso é determinado em regulamentos, em contratos e correm-se o risco das multas, o franqueado e a equipe trabalham da forma correta e mesmo assim, te digo que surgem problemas. Uma Franqueadora com uma linha de trabalho inteligente, com uma Diretoria inteligente, vai entender que existem diferenças regionais, culturais, e até mesmo de perfil de franqueado e as decisões são tomadas com conjunto, Franqueador & Franqueado, sempre com olhar nestes e outros dados. Uma Franquia que se mantém com credibilidade hoje no mercado anda de mãos dados com o franqueado, como um sócio e não como um funcionário. Por isso, a ideia de franquia como um negócio "engessado" hoje já é um mito pois muitas vezes a marca sobrevive com as melhores práticas que os próprios franqueados executam no dia-a-dia, lá na ponta do negócio. Obrigada pela oportunidade em responder. Att. Letícia Smaniotto Agudo - Diretoria de Expansão | Franquias ORTOPLAN - Especialidades Odontológicas.

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